quinta-feira, 19 de julho de 2018

PREFEITURA DIVULGA MAIS TRANSPARÊNCIA NO PRÉ-CÂNCER REALIZADO EM SÃO LOURENÇO APÓS DENUNCIAS AO MP EM PELOTAS

Foto: Divulgação
Prevenir é essencial: Saiba como funciona o Pré-Câncer em São Lourenço do Sul

Após denuncia de Médicos da Unidade Básica de Saúde do Bom Jesus, no município de Pelotas, entregue ao Ministério Publico e divulgada na RBS TV esta semana, a respeito dos procedimentos realizados referentes aos exames de Pré-Câncer no município, causando polêmicas em nível nacional, a Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, divulgou hoje em seu site, matéria esclarecedora de como é feito todo o procedimento do exame no município de São Lourenço.
Segue publicação abaixo:

"A detecção precoce do câncer de colo do útero é fundamental para um tratamento efetivo da doença, o exame é rápido e indolor, pode ser realizado na sua UBS. Em 2017, 3105 mulheres realizaram o exame em São Lourenço do Sul. A indicação da Secretaria Municipal de Saúde é de que mulheres que já tiveram a primeira relação sexual realizem o exame anualmente, ou conforme solicitação médica, como rotina para rastreamento.

Os procedimentos para realização do exame são simples e eficientes. Em um primeiro momento, enfermeiros e médicos das Unidades Básicas de Saúde realizam a coleta de material para análise. Este material é enviado à UBS Central, onde os profissionais encaminham à Secretaria Municipal de Saúde a solicitação para que seja gerado um protocolo do exame no SISCAN - Sistema de Informação do Câncer - do Ministério da Saúde. Com o protocolo emitido, as lâminas e os dados são enviados ao laboratório Lab Sul, no município de Canguçu - o transporte é realizado pela própria equipe de transportes da Secretaria Municipal de Saúde, que também traz a impressão dos laudos dos exames já prontos.
Exames que apresentem alterações são encaminhados à Médica Ginecologista responsável, na UBS Central. Mulheres que apresentaram alterações são tratadas diretamente na Unidade Básica de Saúde Central, onde passam por tratamento, podendo realizar coleta para avaliação de 3 em 3 meses - uma coleta de acompanhamento. Neste ano, dos 1.404 exames realizados, 22 apresentaram alterações. Destes, foram realizadas 7 biópsias, onde nenhuma delas indicou câncer. A Secretaria Municipal de Saúde ressalta a importância da realização do exame, em qualquer faixa etária, dando destaque às mulheres na faixa de 25 a 64 anos, conforme orientação do Ministério da Saúde. Apesar do Ministério recomendar que o exame seja realizado a cada dois anos, em São Lourenço do Sul, a SMS reforça que a prevenção seja realizada anualmente."

Fonte: Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário