Foto: Divulgação |
Mais uma vez um expressivo número de ovinos estará nas pistas do Parque de Exposições Assis Brasil durante a 41ª Expointer (de 25 de agosto a 02 de setembro) em Esteio (RS). A mais importante feira agropecuária e de máquinas do Brasil vai receber 709 ovinos das raças: Merino Australiano (20); Ideal (31); Corriedale (31); Romney Marsh (19); Hampshire Down (51); Texel (211); Ile de France (120); Suffolk (86); Santa Inês (13); Poll Dorset (22); Dorper (24); Crioula (09); White Dorper (02); Corriedale Naturalmente Colorido (11); Romney Marsh Naturalmente Colorido (04); Texel Naturalmente Colorido (45) e Ile de France Naturalmente Colorido (10).
Treze raças mais as suas variedades naturalmente coloridas promovendo o envolvimento de catorze associações promocionais de raça que, junto à ARCO, terão um calendário intenso durante a exposição, iniciando na sexta-feira (24) quando nem abriram os portões da feira, com o primeiro dia de admissão dos ovinos.
Além dos dois dias do julgamento de admissão (sexta, 24 e sábado, 25) os julgamentos de classificação iniciam no domingo (26) e vão até quarta-feira (29) durante todo o dia em quatro pistas simultâneas reunindo um grande número de expositores e público em geral. Nesta edição está mantido também o Concurso de Velos realizado juntamente com o Senar – RS e a Associação Brasileira de Criadores de Ideal, Associação Brasileira de Criadores de Merino Australiano e Associação Brasileira de Criadores de Corriedale e confirmados os jurados do Uruguai, D’jalma Pupo e José Luis Trifoglio.
Entrega de Prêmios e Troféu Ovelheiro Gaúcho
Como já vem sendo feito tradicionalmente a noite da quarta-feira, quando se encerram os julgamentos é o momento de confraternizar e premiar os destaques da Expointer com a Noite dos Destaques da Ovinocultura e a entrega do Troféu Ovelheiro Gaúcho que em 2018 vai homenagear dois importantes ovinocultores, Carlos Alberto Teixeira, proprietário da Cabanha Santa Patrícia em Santa Margarida do Sul e Armando Garcia de Garcia, da Cabanha Cerro Coroado em Santo Antônio das Missões.
A entrega de prêmios será no Lounge da Pista de Ovinos a partir das 20h do dia 29 de agosto e logo após show com o Paysanos Trio, grupo que também abrilhantou a festa da 31ª Fenovinos em Igrejinha (RS).
Vitrine da Carne Gaúcha
A ovinocultura estará presente também na Vitrine da Carne Gaúcha com apresentações sempre ao meio-dia a partir do sábado dia 25.
Novidades em 2018
Entre as novidades a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos – ARCO juntamente com a Comissão Jovem da entidade estará promovendo uma palestra técnica com André Camozzato, ovinocultor e idealizador da página e do grupo Pensando Cordeiros. Camozzato estará no dia 27 (segunda-feira) a partir das 19h tratando de temas pertinentes à ovinocultura de precisão e produção de cordeiros. O local ainda será definido.
A outra novidade é a Oficina Jurado Jovem que será realizada na quinta-feira (30) a partir das 14h com um tipo de treinamento para jovens que pensem, futuramente, em atuar como jurados ou até mesmo com técnicos em ovinos. As inscrições são gratuitas. Ainda fomentando a participação dos jovens e crianças este ano a ARCO vai encampar o Campeonato Cabanheiro do Futuro que vinha sendo realizado pela Associação Brasileira de Criadores de Texel (Brastexel) e, que a partir de agora, abrirá para a participação de todas as raças presentes na Expointer. O campeonato vai ocorrer na quinta-feira a partir das 16h.
Para o presidente da ARCO, Paulo Schwab a ovinocultura e os produtores farão mais uma vez uma grande Expointer como tem sido historicamente, pontuando que os ovinos são sempre os animais em maior número na feira e com uma ampla programação que a cada ano se torna mais intensa, “a cada participação na Expointer incrementamos e ampliamos nossa programação para estimular e fomentar a criação e o envolvimento com os ovinos” diz.
Fonte: Associação Brasileira de Criadores de Ovinos
Nenhum comentário:
Postar um comentário