quarta-feira, 8 de agosto de 2018

SEAPI E SDR PELOTAS HABILITAM O PRIMEIRO CRIADOR DE AVES PARA POSTURA NO SISTEMA COLONIAL DA METADE SUL DO ESTADO

Foto: SDR Pelotas
Casal de produtores do Cerrito Alegre é o primeiro do ramo na Metade Sul

O casal de produtores do interior de Pelotas, Everton e Liane Ücker Böhmer, é o primeiro criador de aves para postura no sistema colonial da Metade Sul do Estado. A propriedade está localizada na estrada do Cerrito Alegre (Federeca), 3º distrito. Todo o processo de consolidação da atividade contou com a participação da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Foto: SDR Pelotas
Pelo sistema adotado, a criação é feita com as aves soltas – forma diferente da tradicional, que utiliza gaiolas. O novo método é considerado um desafio pelos produtores, com custos maiores do que os do convencional. O diferencial é o respeito ao bem-estar animal, que se reflete na qualidade do produto final para consumo.

“A SDR vem, por meio do seu quadro técnico, buscando novas alternativas de produção para a zona rural de Pelotas. Uma delas é a criação de aves de postura de ovos coloniais. A demanda é grande para este produto e não tínhamos, ainda, nenhum produtor habilitado tanto em relação à infraestrutura, quanto em termos sanitários. Agora, esta atividade foi iniciada”, comenta o secretário Jair Seidel.
Foto: SDR Pelotas
Processo
Há aproximadamente um ano, Everton e Liane procuraram a SDR, com a ideia de regularizar a criação de aves coloniais no sistema aberto. A demanda era o apoio da Secretaria para cadastrar a produção no Departamento de Defesa Agropecuária (DDA), da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) do Rio Grande do Sul.

O casal pretendia alojar 6 mil aves de postura, divididas em dois galpões de 504 metros quadrados e de 952 metros quadrados. Os produtores, a exemplo de outros casos, haviam investido anteriormente nas instalações, para atender ao sistema integrado da cooperativa Cosulati.

O primeiro momento de ação da SDR foi inteirar-se ao funcionamento do processo de cadastro. Equipe técnica entrou em contato com a Seapi e submeteu a solicitação para enquadramento dos produtores à legislação. Entre as exigências, o preenchimento de uma série de formulários, apresentação de documentos, desenho de plantas arquitetônicas e de localização, descrição dos processos e anotação de um responsável técnico.

Simultaneamente ao andamento do processo, Everton e Liane solicitaram à SDR a adequação de um entreposto para receber a produção, classificá-la e embalar o produto, de acordo com as normas solicitadas pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Dois engenheiros civis e um agrícola elaboraram um projeto que atendia à legislação e, financeiramente, era viável aos produtores. A garagem da residência foi transformada na primeira agroindústria de seleção e classificação de ovos coloniais do Município.

“A SDR participou de todas as etapas, até estruturar o produtor. Esperamos a adesão de outras famílias a esta atividade, que se mostra rentável e com excelente aceitação no mercado”, enfatiza Seidel.

Recentemente, o DDA da Seapi realizou avaliação para validar a criação e a documentação do produtor. Depois de alguns ajustes, o casal já está cadastrado no programa, consolidando o sonho da agroindústria.

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Rural de Pelotas

Nenhum comentário:

Postar um comentário